Comunicação

A comunicação entre o Colégio e a Família se dará através de :

• Cartas e circulares de interesse da comunidade escolar;

• Comunicados através de bilhetes na agenda escolar;

• Telefonemas e site www.cbnfama.com.br;

• Reuniões previstas no calendário escolar e extraordinárias;

• Atendimento pessoal com a direção e a coordenação pedagógica, através de agendamento via telefone.

Uniforme

a) Uso diário para todas as atividades escolares:

• Camiseta, calça ou bermuda – modelo padronizado;

• Calça jeans azul tradicional (6º ao 9º ano);

• Saia padronizada (apenas até o 5º ano);

• Calçado: Tênis (cor opcional);

• Para os dias frios: blusão apenas na cor azul.

b) Educação Física:

• Bermuda ou calça – modelo padronizado;

• Camiseta padronizada

• Tênis (cor opcional)

Observações sobre Educação Física:

Só será permitido, nas aulas de Educação Física, o traje acima sugerido, sob a sanção de advertência por escrito e/ou suspensão da atividade.

O aluno terá que apresentar exame médico de apto para prática de exercícios físicos.

O aluno só será dispensado da prática de Educação Física mediante exame médico e comprovação de problemas de saúde que o impeçam, comprovando com atestado médico, junto a coordenação.

O aluno dispensado assistirá às aulas ministradas e será avaliado através de atividades avaliativas.

Avaliação

Na Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, as situações avaliativas serão realizadas mediante o registro descritivo do processo de aprendizagem vivenciado pelo aluno durante cada etapa. Esse processo avaliativo não terá propósito de promoção, mesmo para acesso ao Ensino Fundamental.

As atividades avaliativas serão desenvilvidas no decorrer das etapas nas quais se divide o período letivo anual. Os resultados obtidos serão expressos em notas de zero (0) a cem (100) pontos, divididos em:

Prova 1 ou P1= 30 pontos

Prova 2 ou P2= 30 pontos (agendada no calendário anual)

Demais critérios avaliativos = 40 pontos

Simulados semestrais para 8º e 9º ano

Ao témino do ano letivo, será considerado promovido o aluno que obtiver média anual igual ou superior a sessenta (60) pontos em todas as disciplinas e frequência anual igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) em cada componente curricular.

Recuperação

O processo de recuperação no CBN é contínuo, periódico e especial. A recuperação paralela acontecerá ao final de cada etapa para os alunos que NÃO atingirem média igual ou superior a 60 pontos.

A média referente ao processo de recuperação paralela, caso seja menor que a obtida durante a etapa, será desconsiderada.

A recuperação especial ocorrerá ao final do ano letivo e será concedida em até 4 disciplinas, ficando sob a responsabilidade do Conselho de Classe os casos especiais.

Obs: O período e a duração dos estudos de recuperação é previsto em calendário escolar.

Prova de 2ª chamada

Em caso de perda de prova, o aluno deverá solicitar 2ª chamada através de requerimento junto à coordenação no prazo de 48 horas. Na ausência de atestado médico deverá ser efetuado o pagamento da taxa de 10,00 (dez reais) por prova perdida.

Devocional

O devocional é uma atividade diária e mensalmente os alunos da Educação Infantil ao 9º ano elaboram e participam do culto mensal.

Normas de Convivência

Dos Direitos:

• Ser informado sobre o processo de aprendizagem e atividades que compõe, bem como conhecer as orientações do Regimento Escolar e da Proposta Político Pedagógica;

• Ter seus trabalhos escolares devidamente avaliados e comentados pelo profressor responsável;

• Apresentar sugestões relativas ao melhoramento da vida escolar;

• Tomar conhecimento dos resultados obtidos por etapas e anuais (notas e frequências), através de informativos entregues aos pais ou responsáveis;

• Utilizar-se da dependências do CBN fora do horário de aula, desde que tenha autorização prévia dos pais ou responsáveis e da Coordenação Pedagógica;

• Permanecer na unidade escolar por até 15 minutos após o encerramento das atividades escolares.

Dos Deveres:

• Dirigir-se sempre com respeito à administração, professores, autoridades de ensino, funcionários e colegas;

• Adquirir e apresentar, no prazo estabelecido, todo material escolar exigido de acordo com a necessidade diária;

• Apresentar-se devidamente uniformizado em todas as atividades escolares, inclusive em atividades contra-turno;

• Auxiliar na manutenção da limpeza e conservação das dependências e mobílias do Colégio. Caso houver danos ou prejuízos, ressarcir a quem de direito;

• Entregar, quando lhe for solicitado, todo e qualquer objeto cujo o porte não for permitido no Colégio;

• Zelar pelo bom nome da Instituição dentro e fora dela;

• Zelar por materiais e objetos pessoais, pois o CBN não se responsabiliza por perdas de objetos, mesmo aqueles considerados pedagógicos;

• Comparecer e participar das aulas, estudar, fazer tarefas e demais trabalhos avaliativos solicitados, respeitando orientações/normas e prazos estabelecidos;

• Cumprir o calendário escolar, bem como os horários de aula, entrada e saída da unidade escolar. O atraso eventual permitido para entrada é de 15 minutos. Após o terceiro atraso no mês não será permitida a entrada do aluno em sala de aula. Apenas será permitida a entrada após o horário mediante apresentação de atestado médico ou com justificativa assinada pelos pais;

• Solicitar autorização da Coordenação Pedagógica e/ou Disciplinar, quando tiver necessidade de se ausentar das atividades escolares, trazendo sempre justificativa dos responsáveis antes do ínicio da 1ª aula;

• Ocupar sempre o lugar que lhe for destinado na sala de aula, conforme mapeamento estabelecido pelo professor coordenador e coordenação pedagógica/ disciplinar;

• Entregar aos pais ou responsáveis as correspondências enviadas pelo estabelecimento e devolvê-las assinadas, quando necessário.

Das Proibições:

• Entrar e sair da aula, até mesmo nos intervalos, sem autorização do professor;

• Ocupar-se de trabalhos estranhos à disciplina ou à aula ministrada;

• Utilizar, livros, cadernos, anotações e similares durante realização de atividades avaliativas, bem como conversas paralelas que comprometam a organização da turma;

• Trazer para o colégio materiais estranhos aos estudos, tais como: aparelhos eletrônicos de qualquer natureza, brinquedos, objetos cortantes e similares a estes mencionados anteriormente.

Serão seguidos os seguintes procedimentos quando o aluno estiver fazendo uso indevido desses objetos:

1º Passo – O Professor ou funcionário solicitará ao aluno que guarde o objeto;
2º Passo – O Professor ou funcionário recolherá o objeto e entregará à Coordenação Disciplinar que o devolverá ao aluno no final do período de aulas;
3º Passo – O Professor ou funcionário recolherá o objeto e entregará à Coordenação Disciplinar que o devolverá somente para os pais ou responsáveis.
• Usar bonés e similares, piercings e brincos (para alunos do sexo masculino), bem como usar sapatos abertos ou saltos;

• Alterar, rasurar, suprimir ou acrescentar anotações em documentos escolares, bem como o uso de corretivos;

• Ter atitude agressiva, pejorativa, discriminatória e violenta que possa atentar contra a integridade física e/ou moral com qualquer membro da comunidade escolar, dentro ou fora das dependências do Colégio;

• Utilizar ou reter em seu poder objetos que perteçam a qualquer outro membro da comunidade escolar sem a devida autorização;

• Namorar ou manter contatos físicos nas dependências ou nas imediações da unidade escolar ou quando se encontrar uniformizado;

• Fazer apologia ao sexo, ao uso de drogas, bebidas alcoólicas e tabagismo por quaisquer meios, bem como a prática destes atos;

• Denegrir a imagem de professores, funcionários e/ou colegas por meio diversos, inclusive sites de relacionamento, tais como: comunidades virtuais no orkut, blogs, msn, twiter e outros;

• Grafar nas paredes, piso ou qualquer outra parte do estabelecimento, qualquer palavra, desenho ou outros sinais, principalmente aqueles que atentem ao pudor, bons costumes e à filosofia do CBN;

*Em caso de descumprimento das normas estabelecidas no Regimento, serão aplicadas aos alunos do Ensino Fundamental I e II as seguintes sanções:

I – Aconselhamento visando boa conduta;
II – Advertência verbal, registrada no portifólio do aluno;
III – Advertência escrita com comunicação, também por escrito, aos pais;
IV – Suspensão de todas as atividades do colégio por período determinado pela Direção Pedagógica;
V – Veto à matrícula para o próximo ano letivo;
VI – Tranferência compulsória.
Importante: O aluno da Educação Infantil não estará sujeito às sanções previstas para alunos do Ensino Fundamental, devendo a Coordenação Pedagógica ou Disciplinar, nos casos de comportamento inconveniente, propor aos pais as medidas a serem tomadas para se obter sua mudança comportamental.

Nos casos em que seja necessário, serão requeridos do aluno as atitudes descritas abaixo:

• Retratação pública ou particular, de acordo com a ocorrência;

• Retirada da sala de aula, com realização de atividades pedagógicas complementares, passíveis de avaliação;

• Suspensão, quando a administração julgar conveniente, com a realização de atividades pedagógicas complementares, passíveis de avaliação;

• Encaminhamento ao Conselho Tutelar;

• Transferência Consensual;

• Cancelamento de matrícula.